segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sonhos Lúcidos

Você, alguma vez, enquanto dormia, simplesmente sacou que estava sonhando? Como um relâmpago você descobre que aquilo é um sonho?
Certa vez, quando eu era criança, isso ocorreu comigo. Eu estava no meio de um pesadelo na qual as crianças da minha sala sumiam com minha mochila da Barbie (bem, naquela época isso era um pesadelo rs). De repente, eu entendi, no meio do sonho, que aquilo não era verdadeiro. Lembro-me que pensei “isso é um sonho, não é de verdade”, então fiquei tranquila e logo em seguida acordei. Achei muito legal isso ter acontecido, mas infelizmente, nos piores pesadelos isso nunca mais havia acontecido.

Eis que, nos últimos tempos, isso ocorreu algumas (ainda poucas) vezes comigo, com a diferença de que foi mais duradouro. 
Eu estava no meio de uma sequência de sonhos malucos, quando me toquei de que estava sonhando, então decidi sair correndo no meio da rua. A sensação foi muito real e divertida. Eu pensava “estou sonhando, posso fazer o que quiser.” Começou a chover e eu corria embaixo da chuva, sem a menor preocupação. Queria que isso acontecesse com mais frequência. 
Em outro dia, ocorreu mais ou menos a mesma coisa, também chovia no sonho e eu saquei que estava dormindo. Comecei a correr e levantei voo, por conta própria. E no último (depois desse, isso não aconteceu mais), além de eu sair voando, eu me atirava na frente dos carros, pois sabia que não morreria. 
Acabei pesquisando na internet que há pessoas capazes de fazer isso sempre. São os chamados sonhos lúcidos.

Sonho lúcido 
É o termo que refere-se à percepção consciente que temos de um determinado estado ou condição enquanto sonhamos, resultando em uma experiência da qual temos uma recordação muito clara ("lúcida") e nítida, normalmente aparentando termos tido controle e capacidade direta sobre nossas ações e, algumas vezes, o próprio desenrolar do conteúdo do sonho. A experiência completa do início ao fim é chamada de sonho lúcido. Stephen LaBerge, um popular autor e pesquisador do assunto, definiu o sonho lúcido como "sonhando enquanto sabemos que estamos sonhando." Segundo psicólogos, isso não é um evento raro, e acontece frequentemente com crianças. 
Pesquisas sugerem que várias técnicas podem aumentar a frequência de sonhos lúcidos. Por exemplo, você pode se lembrar, antes de ir dormir, que você deseja estar ciente de que você está sonhando quando os sonhos acontecerem.
Também é possível fazer algumas verificações para ver se certificar de que você está acordado ou sonhando durante o sonho. Por exemplo, olhe para letras ou números. Espere um pouco e olhe-os novamente. Se eles mudarem ou parecerem estranhos, é mais provável que seja um sonho. Se isso não convencê-lo, visualize-se em um sonho e, em seguida, imagine-se numa atividade de sonho (nada vai acontecer se você estiver acordado).
Porém, confundir sonhos com a realidade é realmente um sinal de doenças mentais como a esquizofrenia. Segundo os especialistas, ter interesse no sonho lúcido é uma atividade totalmente inócua. Mas achar que os sonhos são mais vívidos do que a realidade, ou ter dificuldade em distinguir entre os sonhos e a realidade, é que são sinais de alerta para doença mental. Isso não significa que a pessoa é perigosa, mas sim que deve procurar ajuda.
Os especialistas dizem que se uma pessoa se tornar extremamente confusa devido à doença psicótica, pode se confundir entre sonho e vigília, certo e errado, e assim por diante. Existe a possibilidade, no entanto, que em combinação com doença mental e outros fatores, tais como hostilidade e uso de drogas, uma obsessão pelo sonho lúcido se torne prejudicial.
Imaginem alguém que desenvolva a crença de que o que ela faz no mundo dos sonhos, pode fazer no mundo real. Nas mãos de alguém que está mentalmente perturbado, isso pode se tornar extremamente perigoso.
Porém, esses casos são muito raros. A maioria das pessoas que pratica o sonho lúcido, e leva a sério, são saudáveis e sanas. Elas estão muito conscientes da necessidade de discriminar o que é e o que não é sonho, e, portanto, a atividade é completamente segura. 

Paralisia do sono
Uma observação feita é que existem níveis de sonho lúcido no qual consegue-se controlar o sonho como um todo de forma tão realista que perde-se a noção do que é real e do que é sonho: não sabe-se distinguir se está sonhando ou acordado. Como nos diz Muniz:
Algumas pessoas relatam que, às vezes, sofrem uma paralisia corporal ao se deitarem para dormir. Afirmam que, deitadas, perdem os movimentos e a capacidade de falar, ficando com o corpo pesado e “duro”, preso à cama. Então, dizem, ouvem vozes, escutam passos, vêem estranhas cenas ou pessoas e se desesperam.
Segundo o DSM-IV-TR, "40-50% das pessoas que dormem normalmente relatam episódios isolados de paralisia do sono pelo menos uma vez na vida." Queixas comuns associadas à PS são incapacidade de locomoção, fala ou até dificuldades na respiração, embora o diafragma continue operando de forma intacta. As paralisias do sono são geralmente vinculadas à alucinações no início do sono (hipnagógicas) ou ao despertar (hipnapômpicas) oníricas, supostamente causadas pela "intrusão de elementos dissociados do sono REM na vigília." 
A paralisia do sono corresponde a um estado não usual de consciência no qual atingimos lucidamente o limiar entre a vigília e o sonho. Em outras palavras: nossa consciência se encontra em um ponto limítrofe entre o mundo vígil e o mundo onírico. Obviamente, não estou me referindo à narcolepsia ou a estados patológicos similares, nos quais a pessoa desfalece mantendo a consciência em situações arriscadas como durante o trabalho ou no trânsito.
Durante a paralisia do sono, estamos às portas do nosso universo onírico. Em tal fase, podemos reverter o processo letárgico ou dar-lhe continuidade. Se nos aterrorizarmos ante a impossibilidade de movimento e as percepções alteradas, o reverteremos. Se nos mantivermos tranqüilos e permitirmos que o processo natural do sono tenha continuidade, teremos a experiência fantástica do sonho lúcido. É uma experiência cobiçada por muitos.
Nos sonhos normais, nunca percebemos que estamos sonhando. Sempre acreditamos estar acordados: fugimos dos perigos, nos preocupamos em resolver os problemas com os quais nos deparamos, tememos as reações das pessoas e animais com os quais estamos sonhando, etc.
No sonho lúcido, esta falta de discernimento não existe. O sonhador compreende que está sonhando e age de acordo com esta compreensão.
Durante a fase intermediária entre o sono e a vigília, começamos a ter percepções alteradas, os primeiros contatos imediatos com o mundo fantástico. Os nossos pensamentos adquirem alto grau de nitidez e podem ser vistos e ouvidos como se pertencessem ao mundo exterior. As vozes, sons, imagens e toques que percebemos são imaginais, isto é, são formas mentais. Não obstante, seu impacto realístico e nitidez  são intensos e espantam as pessoas que ainda não estão familiarizadas com isso. Nossos medos, desejos, anelos, frustrações, etc, se corporificam em imagens mentais cujas formas apresentam afinidade com o teor dos sentimentos que as geraram.
Muitas vezes, a paralisia do sono é denominada pesadelo, o que nem sempre é correto. Um pesadelo é um sonho terrível, não só com monstros, assassinatos, torturas, sangue, cadáveres, etc. mas nos tempos modernos, podemos ter outro tipo de pesadelos, menos associados aos perigos que seriam mais acentuados nos dias dos primeiros seres-humanos, atualmente podemos ter pesadelos relacionados com os tempos modernos, acordar assustado com a simples sensação de ter chegado atrasado ao emprego, o nosso cérebro nos dá lições de sobrevivência enquanto inconscientes disso mesmo. A paralisia é a imobilidade do corpo, a incapacidade de mover-se e de se levantar. É acompanhada por alucinações e, às vezes, por uma pseudo-asfixia.

Eu tentei usar algumas das técnicas encontradas na internet, para ter sonhos lúcidos, como por exemplo, ter um toten, espécie de senha para identificar que você está sonhando. Mentalizar antes de dormir que desejava ter um sonho lúcido. No entanto, nenhuma dessas técnicas funcionou comigo. 

Há um filme chamado “A Origem”, uma ficção na qual é baseada em pessoas com sonhos lúcidos, mas como toda ficção, ela é um tanto exagerada. De qualquer forma, vale a pena ver o filme!
  


Leia também: O que são os sonhos?

                      O que são os pesadelos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário